20.11.06

Podem tirar o indivíduo do mundo mau mas não podem tirar o mundo mau do indivíduo


Enviada: quinta-feira, 16 de Novembro de 2006 16:58

Bom… Eu não me deixo impressionar facilmente, muito menos por estratégias publicitárias e também não acredito que haja tantos iconoclastas assim a gostar deste anúncio. Nem sei se é popular (ainda não, pelo menos) ou se terá resultados efectivos. De qualquer modo, para mim é uma vitória quando a publicidade supera os seus limites intrinsecamente untuosos e consegue ser incómoda e transgressora, defendendo um conceito sem concessões e acartando com as devidas consequências: seja a aceitação plena por parte de meia dúzia de loucos ou a rejeição total pela generalidade do público. Mais feliz ainda se consegue, com o seu tom ‘sujo’ e ‘grosseiro’, tornar o produto apetitoso por uma via (quase) só conceptual. É tonto, o humor é absurdo, mas é eficaz. Bottom line, o facto de estarmos a falar dela (com)prova que é eficaz. A VW faz anúncios lindíssimos com uma execução brilhante, ideias base muito bem definidas e copys exemplarmente sintéticos. Mas não me dá vontade de falar deles.

Enfim, as opiniões são como as cerejas (ou como as vaginas?) e é sempre bom partilhá-las. As cerejas!

http://adsoftheworld.com/media/tv/masterly_ham_schilder
http://adsoftheworld.com/media/tv/masterly_ham_ontslagen
http://adsoftheworld.com/media/tv/masterly_ham_zwanger

--------------------------------------------------------------------------------

Enviada: quinta-feira, 16 de Novembro de 2006 16:28

Num tom + sério. Acho que é a velha questão do anúncio inteligente/engraçado ou do anúncio eficaz. Se a coisa se resume a vender fiambre às massas, duvido da eficácia deste anuncio (quem sou eu para dizer tal coisa, mas…).

Se for para vender fiambre a um nicho de mercado (que não o grosso da classe média conservadora “não me chateiem dêem-me coisas agradáveis que não me façam pensar” em que me incluo), talvez seja eficaz.

Se for para impressionar uns quantos pares do meio da publicidade e áreas criativas afins a coisa já funciona.

----------------------------------------------------------------------------------

Enviada: quinta-feira, 16 de Novembro de 2006 15:53

Há dez anos atrás, quando tinha a idade do puto do anúncio, teria achado do caraças. Hoje continuo a achar que coisas destas (note-se que são 4 anúncios com situações muito diferentes – depois envio os outros) são das muito poucas que subvertem as boas-maneiras hipócritas e enfadonhas dos anunciantes de bancos sabujos que espetam com trombas de wannabes em mupis a criar ruído no meu quotidiano. Pode não ter nada a ver com o fiambre, mas quem aprovou esta campanha muito provavelmente tem filhos e/ou sobrinhos, ouve Magnetic Fields, é divorciado, foi gozado na escola, gosta de humor britânico e do stream da velhinha a dar um chuto na criança que correu a net E… nem gosta de fiambre. Não gosto do politicamente incorrecto da questão. Gosto de não haver questão em ser incorrecto. E, concordo, essa paneleiragem devia ser toda executada, de preferência enforcada em gravatas cor-de-rosa. Tenho dito.

-------------------------------------------------------------------------------
Enviada: quinta-feira, 16 de Novembro de 2006 15:23

Há dez anos atrás (dentro da minha t-shirt do PSR) teria achado fantástico. Hoje na minha camisa às riscas e gravata cor de rosa acho deplorável. Primário. Grosseiro. Sem qualquer tipo de respeito pelos valores familiares. Esta gente, juntamente com médicos que praticam abortos, homossexuais, rappers, e afins deveriam ser queimados.

--------------------------------------------------------------------------------

Enviada: quinta-feira, 16 de Novembro de 2006 14:57

acho que a teoria do alex está certa. se fosses pai talvez não funcionasse mas como ainda tens esse humor mordaz a coisa funciona.

----------------------------------------------------------------------------------

On Nov 16, 2006, at 2:54 PM

Eu devo ser mesmo ruim, porque me deu vontade de comprar desta marca…

--------------------------------------------------------------------------------

Enviada: quinta-feira, 16 de Novembro de 2006 13:00

tadinho... que fiambre mauzão!

--------------------------------------------------------------------------------

On Nov 16, 2006, at 12:24 PM

Ora aqui está um belo case study. Acho que pode fucionar muito bem com malta sem filhos mas com pais… no way José!!!

Sem comentários:

Arquivo do blogue