21.3.07

Pump up the Bass







Alguns dos posters criados pelo grande Saul Bass estão hoje demasiado ensombrados pelas obras-primas que realizou para Hitchcok e, em particular, para Otto Preminger. Ainda recentemente, a revista Premiere americana elegeu Anatomy of a Murder o melhor poster de cinema de todos os tempos. Exagero ou não, o trabalho de Bass alterou a face do design e atravessou poderosamente uma pleíade de manifestações artísticas, com influências claras durante décadas. Foi à 7ª Arte, no entanto, que Saul Bass ficou indelevelmente ligado, tendo deixado o seu cunho irrepetível em cartazes e genéricos que ajudaram a definir a história do cinema. Os últimos anos da sua carreira vêem-no associar-se regularmente a Martin Scorsese, desenhando alguns genéricos inesquecíveis, o último dos quais, também o último trabalho da sua carreira, a abertura de Casino. Em visita passageira à memorabilia cinematográfica de Bass, encontrei estas jóias para partilhar.

3 comentários:

JU disse...

Olá João,

Dás-me licença que me apodere das tuas magníficas amostras para juntar ao meu link:
http://joanamonteiro-work.blogspot.com/2005/02/saul-bass.html

De facto tens razão. Alguns cartazes são muuuuito mais bonitos do que os genéricos!

João disse...

Olá Joana. Bons olhos te leiam.
Pois com certeza que dou. Entretanto tomei a liberdade de adicionar o teu link de forma a ir criando (ou me ir integrando) numa pequena comunidade.

JU disse...

Ok.
Obrigada.
E obrigada por adicionares.
E ainda: maravilhoso texto sobre a Primuxa Rituxa.
E viva a comunidade!
E esta geração maravilhosa que tem tudo ao mesmo tempo! E consegue ver tudo, conhecer tudo, e...

Arquivo do blogue