




Este mês Fred comemorou 76 anos. O “encantador grego”, autor de Philémon e de L’ histoire du Corbac aux Baskets é um dos grandes, grandes da BD, artesão de um universo mágico, complexo e iconoclástico, salpicado pela psicanálise e pela sátira. Ao longo de uma prolífica carreira, Fred encenou
(im)possibilidades alternativas onde a loucura poética elimina por completo qualquer lógica materialista. A incomunicabilidade e a rudeza de um mundo real são temas recorrentes na obra do desenhador e argumentista, com a fuga retratada num traço agitado, quase demencial. Mas é essa pulsão encantatória, esse frenesim inconformado, provocando inicialmente alguma estranheza e até recusa, que acaba por nos conquistar sem concessões. Por razões que certamente ultrapassam muitas suposições minhas, Fred é o desenhador favorito da minha mãe.
E o meu também.
A minha mini-homenagem.
1 comentário:
Olá, adoraria conhecer outras histórias de Fred Philemon. Depois de anos procurando consegui encontrar Philemon e o naufrago do A. Você sabe onde posso encontrar outras histórias deste incrível Fred Philemon?
maria.c.leao@gmail.com.
Maria.
Enviar um comentário