17.8.09

Aquela máquina



Descobri Florence + The Machine estas férias, numa ocasião triste, a olhar as estrelas do ceú algarvio. Podia ser uma coisa toda prosaica, pese o gigantesco lugar-comum, mas estava a tentar fazer abdominais num banco de ripas, coberto por uma samarra de calor, com a ténue esperança de que um raio quasar desgovernado me fulminasse. Além disso, o céu algarvio não tem nada de poético, especialmente quando está povoado por lasers e holofotes de discotecas foleiras. Em terra a agitação era outra, e para me alhear do ribombar distante da feira medieval coloquei os auriculares e dei uma hipótese à menina com visual entre o esotérico e o par de estalos. A capa do disco, farfalhuda, ostentava o título Lungs, e, tendo como referência a restolhada eléctrica do single “Kiss With a Fist”, esperava o pior. E é que não. Dá farto uso aos pulmões, mas de forma original e muito, muito entusiasmante, trazendo para o centro da minha neura o corropio feroz de um baile arcaico e luxuriante. Nas oscilações rítmicas e vocais ora se mostra fantasmagórica ora se mostra calorosa, sanhuda ou carente, vulnerável ou insubmissa. Dir-se-ia um bom caso de estudo de patologia bipolar. O certo é que o inicial e aparente desnorteio de arranjos se transforma num todo coeso e engenhoso, capaz de arrancar uma reacção enfática à mais encoberta das letargias. Não me fez lembrar Kate Bush (enfim, talvez o lirismo críptico e algumas orquestrações) mas antes uma Fiona Apple cheia de apetite por sexo e folclore. Qual feira, qual quê, a festa estava toda aqui.

2 comentários:

RR disse...

Gosto do que escreves, como o escreves, como o pensas e como o entregas. Esqueço-me que te conheço, que és o JM. Passas a ser uma voz esclarecida e bem nutrida de classificações e adjectivos, que confesso, muitas vezes desconheço o significado, mas que me sabem bem à leitura e me dão a ilusão do ajuste perfeito. Nem sempre concordo com as tuas preferências, (estou a lembrar-me de quando arrasaste o filme do Danny Boyle), mas também já fiz proveito de algumas pérolas musicais e gráficas que aqui disponibilizaste.
Tenho vontade de estar contigo e com os outros outra vez.
Um abraço

João disse...

Não sei que diga, é um cumprimento do caraças, de um gajo que pensa bem e escreve melhor, ;). Acho que nos perdemos algures pelo caminho, mas não devíamos deixar nem à oportunidade nem ao acaso um encontro. Devíamos originá-lo. Vamos lá. Abraço

Arquivo do blogue